cérebros, distantes | Inauguração 4.12.2025 | Museu do Neo-Realismo
cérebros, distantes (2023–2025) é um projeto concebido como uma vídeo-instalação, acompanhada por uma série de fotografias e uma publicação com textos inéditos de David Santos, Eva Mendes, Jaime Ulisses Martins-Barata, e Joana Rafael. Desenvolve-se numa sequência de episódios em que robôs interagem com outras espécies inteligentes, em diferentes contextos — fábricas, universidades, laboratórios e hospitais. Centrada na interação contemporânea entre robôs, humanos e plantas, esta nova minha investigação resulta da colaboração com Julia Albani, Joana Rafael e vários autores — cientistas, críticos e um músico — e pretende ser, simultaneamente, uma arqueologia e uma memória do tempo presente, refletindo uma sociedade em transição.
Contei com a colaboração de: Laboratório de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa; 1825 – Research Studio for Architectural Visualization, Lisboa; Jardim Botânico de Berlim, Alemanha; Arquivo da Volkswagen Aktiengesellschaft, Wolfsburg, Alemanha.
O projeto têm o apoio da República Portuguesa – Ministério da Cultura, Juventude e Desporto / Apoio DGARTES às Artes Visuais, e do Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira.
Inauguração e lançamento do livro (Pierre le fou):
4 de Dezembro, 18h-20h
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira
Exposição 4 de dezembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026